TERAPIAS DO TOQUE

A história da massagem é muito antiga, cerca de 300 a.C.  Segundo alguns registros os povos mais antigos como os romanos, gregos, egípcios e hindus, já usavam a prática da massagem para aliviar dores e tensões, mas os primeiros a reconhecer a propriedades curativas dessa técnica foram os chineses e japoneses.

A palavra massagem é de origem grega e significa amassar. Atualmente é definida como um conjunto de manobras executados com as mãos ou com ajuda de aparelhos sobre o corpo, utilizando técnicas e métodos específicos para cada tratamento.  A massagem pode ter as seguintes finalidades: terapêutica, relaxante, desportiva e estética.

Massagem Terapêutica ou relaxante:

A massagem, como a conhecemos no Ocidente, foi desenvolvida a partir dos estudos de Per Henrik Ling (1776 – 1836), atleta e professor sueco do século XIX. Ele criou os fundamentos básicos da massoterapia (também conhecida como massagem sueca), geralmente aplicada com óleo, em pacientes deitados sobre uma mesa, no chão ou sentados numa cadeira especial. O principais efeitos fisiológicos da massagem são o aumento do fluxo de nutrientes; diminuição de edemas e hematomas; aumento da extensibilidade tecidual; estimula os processos de cicatrização; alivia a tensão muscular pela diminuição do ácido lático e ajuda na eliminação de células mortas e dos restos das secreções das glândulas cutâneas, resultantes de exercícios ou inatividade; deixando as camadas superficiais da epiderme mais nutridas e maleáveis; melhora do movimento das articulações; estimula as funções viscerais e segundo pesquisas aumenta as células chamadas natural killers (assassinas naturais), reforçando o sistema imunológico. A massagem também leva ao relaxamento da mente e do corpo, alivia de dores, estresse, dimínue a ansiedade, gerando saúde e bem-estar.

Drenagem Linfática

A Drenagem Linfática é uma massagem lenta, suave e rítmica, que tem como objetivo drenar os líquidos excedentes do corpo e enviá-los para as vias de excreção. Em hipótese alguma causa dor. Indicada para quem tem retenção de líquidos, linfoedema, tratamentos pós-cirúrgicos e tratamentos estéticos. A Drenagem Linfática também acelera o processo de recuperação, evita a formação de fibrose, atenua as cicatrizes e promove o restabelecimento da pele, devolvendo mais rapidamente a sua tonacidade natural. Por ser lenta e suave proporciona relaxamento profundo e leveza ao corpo.

Massagem Fluídica:

Esta técnica de massagem age sobre os meridianos (canais energéticos do corpo) fazendo com que a energia vital, flua de forma ordenada, mantendo o equilíbrio físico e energético do corpo. Promove também, o relaxamento da musculatura pela diminuição de ácido lático nos músculos e estimula o sistema nervoso parassimpático com consequente diminuição do estresse físico e mental.

Massagem com Pedras Quentes:

A massagem com pedras quentes, também conhecida como termoterapia ou massagem geotermal, é uma técnica da massoterapia que utiliza pedras vulcânicas, mais conhecidas como "basalto de amigdaloide" que combinadas com técnicas terapêuticas, óleos quentes e aromaterapia, proporciona relaxamento e alívio de tensão muscular, permitindo alcançar uma profunda sensação de prazer, relaxamento e bem-estar.

Massagem Modeladora:

Técnica feita com manobras vigorosas e rápidas com o objetivo de manipular a gordura, reduzindo medidas e remodelando a silhueta.

Massagem Turbinada:

É feita com um rolo de sucção, o qual, através de manobras específicas, trabalha o tecido adiposo, reduzindo medidas, fibro edema gelóide subcutâneo (celulite) e remodela o contorno do corpo.

Bambu Massagem ou Bambuterapia:

De origem francesa, a bambuterapia, é uma massagem feita usando hastes de bambu como método massageador. Essa massagem traz relaxamento, além de uma série de outros benefícios, como por exemplo, o auxílio na drenagem linfática, além de modelar o corpo, melhorar a celulite e combater o estresse.

Massagem Oriental:

Para os orientais, a energia passa pelo corpo através de canais (ou meridianos). Cada meridiano tem um ponto de entrada de energia e outro de saída na superfície da pele, num esquema parecido com um mapa rodoviário. Diz-se que a pressão de um ponto no antebraço, por exemplo, reduz dores lombares. Tanto a acupressão (shiatsu, na versão japonesa) quanto à acupuntura (método com agulhas, das tradições chinesa e japonesa) trabalham nesses pontos. Com o Shiatsu, é possível estimular estes pontos de energia fazendo com que o próprio corpo ative a circulação do “Ki” (energia vital) promovendo equilíbrio e bem estar.

Entre outras terapias manipulativas estão a osteopatia e a quiroprática. Os osteopatas buscam o equilíbrio corporal colocando as articulações nas posições corretas, por meio de manipulações e massagem dos tecidos. Assim como a osteopatia, a quiroprática também busca o equilíbrio do sistema musculoesquelético, mas procura trabalhar com o alinhamento das 33 vértebras da coluna, que protegem grande parte do sistema nervoso. Com os nervos “liberados”, dores em várias partes do corpo desapareceriam.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog